Ubuntu 20.04

No dia 23 de abril o Ubuntu 20.04 (Focal Fossa) foi oficialmente lançado e liberado ao público. Essa versão era aguardada pela comunidade por conta dos novos recursos e otimizações prometidas.

Antes de começar, gostaria de deixar claro que esse não é meu primeiro contato com distribuições Linux e muito menos com o Ubuntu. A versão curta da minha historia é que uso distribuições Linux a mais de 10 anos, sendo que nos últimos 6 tenho usado como meu sistema principal. Iniciei com o Ubuntu 7.04, que na época usava o Gnome 2 como interface gráfica. No decorrer dos anos testei outros sabores do Ubuntu, como o Xubuntu e Kubuntu, e posteriormente comecei a testar outras distribuições, incluindo o Debian e Fedora, até chegar no Arch Linux que é o amor da minha vida meu sistema de escolha já faz uns 5 anos.

Continuei acompanhando o Ubuntu atraves de noticias, reviews e testes em maquinas virtuais e assim como muitos, fiquei no hype para testar essa nova versão. Para "sentir" melhor as mudanças, uma semana antes do lançamento, instalei a versão 19.10 e no dia 23/04, formatei meu desktop e fiz uma instalação zerada do sistema e usei como meu sistema principal por pouco mais de 30 dias.

E ai? vamos ver o que achei do sistema?

Minhas impressões

Enquanto usei o sistema, me deparei com pontos que me agradaram muito e outros que deixaram a desejar. A seguir darei mais detalhes.

Os Pontos Positivos

Performance

Particularmente, fiquei feliz ao ver o quanto o sistema amadureceu. Quem acompanha o Ubuntu, sabe que ele passou por grandes mudanças nos últimos anos e se tornou um sistema relativamente pesado, em parte, por conta da interface gráfica usada. O Gnome Shell já carregava a fama de ser custoso para o sistema, especialmente com o uso de extensões. Pois é, o Gnome Shell evoluiu bastante nas ultimas versões e junto com as otimizações presentes no Ubuntu 20.04, temos um sistema um pouco mais leve, inicializando com aproximadamente 800 MB de memoria RAM e rodando com boa fluidez.

Estética

Um dos pontos que mais me incomodava no Ubuntu era o quanto ele estava atrasado na parte estética. Dessa vez a Canonical acertou em cheio, remodelou os ícones, mudou o tema, incluiu um modo dark, modernizou a tela de login... ficou tudo muito equilibrado dando um ar de modernidade que faltava a tempos no sistema.

Python

Como desenvolvedor Python, sempre tenho a necessidade de verificar a versão do Python instalada no sistema. O Ubuntu, até a versão 19.10 vinha tanto com a versão 3.7 quanto a 2.7 instaladas, sendo esse ultimo o padrão do sistema. Como o Python 2 foi descontinuado no inicio de 2020 e seu irmão mais velho, Python 3, já esta entre nós faz algum tempo, removeram a versão descontinuada e agora o Ubuntu 20.04 vem apensar com o Python 3 instalado, mais especificamente, a versão 3.8.2. O Python 2 ainda esta disponível para instalação nos repositórios oficiais, basta digitar no terminal: sudo apt install python

Apesar de ter gostado muito das mudanças e o sistema estar claramente mais maduro, infelizmente nem toda minha experiência foram flores! Acabei me deparando com alguns problemas que, na minha visão, não deveriam ocorrer em um sistema "estável" e destinado ao usuário final.

O que me decepcionou

Erros e travamentos

Imagine a seguinte situação: Você acaba de formatar toda sua maquina e instala o sistema. Reinicia o computador, faz login e assim que entra no sistema é recebido com uma janela informando um erro no sistema? Pois é, isso aconteceu comigo. Testei em duas maquinas diferentes, baixei a ISO novamente, troquei o pendrive e ao menos 1 vez por dia eu me deparo com alguma janela informando algum erro no sistema. Nem sempre foram os mesmos erros, mas quase sempre relacionado ao Gnome. No meu uso, aparentemente, os erros não chegaram prejudicaram o uso do sistema, mas se pra mim foi inconveniente imagina para um usuário que esta migrando do Windows? Esse foi de longe o ponto mais frustrante desse meu teste, não me passou a sensação de estabilidade do sistema.

Outra coisa que notei é que ao usar os atalhos de teclado de volume e brilho de tela, o sistema simplesmente congela por um instante ate que o popup que indica o nível do volume ou do brilho de tela finalmente aparecem e o sistema volta a funcionar normalmente. Pelo que constatei, outras pessoas também estão com o mesmo problema e aparentemente a única solução é logar com o wayland.

Ubuntu Software

A central de aplicativos ou Ubuntu Software é outro ponto que decepcionou. Ela é extremamente lenta! Para ter ideia da lentidão, a primeira vez que abri uma categoria de softwares, pensei que não havia nenhum, até que finalmente, depois de alguns segundos, eles começaram a ser listados. Alem disso, muitos programas estavam sem exibir nenhum ícone na lista enquanto outros, não tive sucesso de instalar na primeira tentativa, precisando em alguns casos usar o terminal para instala-lo.

Problemas com dois monitores

Meu Setup é composto por dois monitores, sendo o da esquerda o principal e o da direita um auxiliar. Mesmo depois de configurar a ordem dos monitores nas configurações do Ubuntu, quando ligo o computador ou faço logoff, a tela de login fica aparecendo nesse monitor. Alem de gerar inconsistência no comportamento do sistema, não é toda vez que uso o segundo monitor, então acabo precisando liga-lo só para fazer o login. Única solução que encontrei foi editando manualmente um arquivo de configuração do Gnome, ou melhor, do GDM, que é o gerenciador de exibição do Gnome.

Plano de fundo da tela de login

Situação muito parecida com a do tópico anterior. Mesmo mudando o plano de fundo da tela de login nas configurações do sistema, quando ligo o computador ou faço logoff, sempre me deparo com o plano de fundo roxo do Ubuntu. Não chega a ser um problema, mas deveria ter uma forma simples de mudar esse plano de fundo sem precisar editar arquivos de configuração do GDM.

Conclusão

É visível a evolução do sistema, nota-se o esforço da Canonical para entregar um produto de qualidade para o usuário, contudo, muito ainda precisa ser melhorado... Alguns pontos negativos que observei não deveriam ocorrer, tive a sensação de que ainda estava usando uma versão beta do sistema.

Realmente espero que as próximas atualizações resolvam esses pontos e que o sistema continue melhorando, mas por enquanto, vou voltar para o Arch Linux. Quero deixar claro que o Ubuntu não é ruim e nem que eu não o usaria, afinal passei esse mês com ele fazendo meus trabalhos sem dificuldade alguma. Boa parte dos problemas que encontrei, resolvi, enquanto que os outros eu simplesmente ignorei, kkkk.

Mas e você? Já testou o Ubuntu 20.04? Pretende testar? Gostou? Conte o que achou dele aqui nos comentários :)

 

 

2 Comentários

  1. Valeu Frederico, ótima postagem. Também sou usuário Linux, menos tempo que você, 3 anos. Vou testar essa nova versão. Mas parabéns pela análise...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, André! Testa mesmo e depois me diz o que achou! :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem