Entramos em mais um ano. Muita coisa aconteceu por aqui, algumas boas, outras nem tanto. A vida tem dessas, mas o que importa é a nossa capacidade de se adaptar as novas condições impostas. Pode não parecer, mas essa é, de forma simplificada, a definição de evolução.

Em 2023, uma das minhas metas era investir mais tempo aqui no blog, fazendo postagens com mais frequência. Da para ver que eu falhei miseravelmente kkkkkk (rindo para não chorar)

Tenho vários motivos que podem justificar isso. Como comentei antes, muita coisa aconteceu esse ano que afetaram positiva ou negativamente minha rotina e saúde. Ainda tem a plataforma que uso aqui no blog, o Blogger da Google, que para mim é muito desmotivadora.

Tive problemas com os temas que são pesados, cheios de códigos desnecessários e sofriam com bugs que afetavam a experiência do usuário. Recebi uma quantidade absurda de spam nos comentários que mesmo com filtro, alguns passavam. 

Mas o pior de tudo é o editor problemático. A plataforma aceita usar Markdown para estruturação do texto e como uso um editor de Markdown (Obsidian) para escrever e estruturar as postagem e depois importava no blogger, que sempre destruía toda a formatação, precisando editar tudo novamente só que no editor do Blogger. Caso precisasse mudar o modo de visualização, novamente me deparava com o conteúdo todo fora de formatação. Além de frustrante, esse processo consumia muito tempo de forma nada otimizada.

Essa frustração com o editor foi marcante quando tentei fazer uma postagem que era relativamente grande e com vários elementos de formatação. Quando importei o conteúdo para o Blogger ele simplesmente deixou o conteúdo um verdadeiro caos, a ponto de ter desistido de publicar o material e não ter publicado mais nada.

Voltando ao que falava sobre evolução, o blog é uma das coisas que esse ano irá evoluir.

Ainda no mês de Janeiro, irei recriar o blog usando o HUGO, um gerenciador de paginas estáticas que trabalha com conteúdo em Markdown de forma simplificada. Já fiz alguns testes aqui com resultados promissores. Além disso o blog será hospedado no GitHub Pages, que aparentemente, funciona muito bem. 

De inicio alguns recursos vão estar ausentes, mas aos poucos serão implementados, contudo, o mais importante, o conteúdo, já estará disponível desde o primeiro dia. Ainda não defini a constância das publicações, mas certamente teremos uma publicação por mês.

Então é isso, nos próximos dias as coisas vão mudar por aqui, mais otimização para mim e uma experiência melhor para vocês. No mais, desejo um feliz 2024 e independente da situação, que possamos nos adaptar e evoluir. Valeu!!!

Image by NASA-Imagery from Pixabay

Faça um comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem